Dra Roberta
Endocrinologista
Minha História
Meu contato com a medicina começou muito cedo. Sou filha de médicos, meu pai é cardiologista e minha mãe pediatra, e sempre admirei a dedicação deles à profissão.
Lembro-me de frequentar ainda bem pequena a Casa de Saúde onde trabalhavam e de sonhar em ter um armário de roupas brancas como eles tinham.
Minha trajetória profissional começou quando iniciei o curso de Medicina na Universidade Federal Fluminense em 1997. Durante a faculdade, sempre me encantei pelas especialidades clínicas. No quarto ano, me apaixonei pela endocrinologia, especialidade fascinante que estuda o complexo e encantador mundo dos hormônios.
Para cuidar destes pacientes com doenças crônicas é necessário envolvimento, gostar de conversar, explicar e dar informações para que sejam capazes de modificar hábitos e ações que colocam em risco sua saúde. E isso é o que amo fazer!
Já tendo escolhido a área que eu queria seguir, ao terminar o curso de medicina, iniciei a Residência em Clínica Médica no Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – HUPE/UERJ e, em seguida, a Residência em Endocrinologia e Metabologia no Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia Luiz Capriglione – IEDE/RJ.
O IEDE é um centro de excelência de ensino e pesquisa, grande referência no estado do Rio de Janeiro para diabetes e endocrinologia e onde pude ter a certeza de que havia feito a escolha correta, de que gostaria de exercer a endocrinologia para o resto da vida.
Para aumentar ainda mais meus conhecimentos e dar mais segurança ao tratamentos de pacientes em qualquer fase da vida, optei por cursar mais um ano de Residência em Endocrinologia Pediátrica, também no IEDE/RJ.
Por fim, buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos meus pacientes comecei a estudar a Medicina do Estilo de Vida (MEV) que nos oferece muitas ferramentas para prevenir, tratar e até mesmo curar algumas doenças crônicas tão prevalentes no nosso meio. A MEV veio complementar meus conhecimentos na área de endocrinologia e aprimorar os resultados dos pacientes.
Em todos estes anos de formada, pude presenciar muitos avanços diagnósticos e terapêuticos na minha área. Sempre permaneci frequentando cursos, congressos e estudando para que com ética, responsabilidade e amor à profissão que escolhi, eu possa sempre oferecer o melhor tratamento ao meu paciente.
Seja bem-vindo!