Cada dia que passa vemos surgir novas dietas. E, apesar disso, o número de obesos não diminui. Pelo contrário, continua a crescer no mundo todo.
Por que isto acontece? Por que a maioria das dietas não funciona?
Receita de bolo
Porque a maioria das dietas é praticamente uma “receita de bolo”, aceitando pouquíssimas variações e não respeitando as individualidades.
Muitas vezes a dieta não se encaixa no estilo de vida ou os gostos pessoais, incluindo alimentos que a pessoa simplesmente detesta ou excluindo alimentos de importância cultural ou mesmo sentimental.
A dieta precisa encaixar na sua vida
E não sua vida na dieta. Lógico que precisamos fazer mudanças e nos adaptar a relações mais saudáveis com o alimento, mas a dieta precisa estar adaptada às nossas necessidades e não o contrário.
Fatores emocionais
Precisamos considerar, na abordagem da obesidade, os aspectos psicológicos e as motivações individuais na busca pela comida. Avaliar o que é fome, gula ou stress.
Estilo de vida saudável
Não só o que comemos é responsável pela perda (ou ganho de peso). Precisamos considerar o quanto de atividade física praticamos, como anda nosso sono, nossas relações interpessoais e o humor.
Nosso peso sofre influência de inúmeros fatores e precisamos de uma vida mais equilibrada para termos resultados.
Pequenos passos
Muitas vezes temos a impressão de que para conseguirmos perder peso, precisamos de mudanças radicais, mas a maioria de nós não consegue implementá-las.
Outros conseguem mudar por pequenos períodos e logo voltam ao estado inicial – é o caso de dietas muito restritivas, frequentemente seguidas por períodos de compulsão alimentar.
Na verdade, precisamos de pequenas mudanças mas que possamos manter. Pequenos passos somados nos levam ao nosso objetivo e aumentam a chance de sucesso duradouro.
Mudanças para a vida toda
Precisamos compreender também que mudanças em busca de uma alimentação saudável são necessárias para a vida toda, é um investimento de longo prazo e não até o casamento do irmão ou a festa de formatura.
E para conseguirmos incorporar mudanças reais à nossa vida, não devemos estabelecer muitas regras ou restrições pois estas se tornam mais difíceis de serem mantidas.
Como resolver, então?
Mantendo o consumo de alimentos de qualidade e escolhendo um plano que realmente se adapte ao ritmo de vida de cada um, sendo mais fácil de manter.
Necessitamos também buscar uma melhor relação com a comida e mudar outros hábitos como uma vida mais ativa, um sono de boa qualidade e bons relacionamentos.
Adorei – e faz total sentido! Obrigada por explicar tão claramente.
Poucos explicam a causa da dificuldade em perder peso, parabéns e obrigada.